Véu ou Mantilha? Qual usar?


Mantilha
Apesar de o véu de noiva ser tradicionalmente mais usado, a maioria das noivas se derrete por elas: As mantilhas. Romântica e com um toque de pureza, a mantilha é o grande destaque do visual da noiva. Por isso, deve ser escolhida com mais cuidado do que o véu. Veja algumas dicas.
  1. A mantilha de noiva é parecida com o véu. Apesar de ambos terem a mesma função, que é cobrir a cabeça da noiva, a mantilha tem mais detalhes e se posiciona na cabeça da noiva de maneira diferente (cobrindo a parte superior da cabeça).
  2. Geralmente, é feita inteira ou parcialmente de renda. Neste segundo caso, a mantilha pode ser de tule com o barrado em renda.
  3. Como a mantilha tem mais detalhes e chama mais atenção, ela deve estar em harmonia com o vestido de noiva. Uma mantilha mais trabalhada pede um vestido de noiva mais simples, sem bordados. Se o vestido for de renda, a renda da mantilha deve seguir o mesmo estilo.
  4. Se seu vestido de noiva tiver detalhes e mesmo assim você quiser usar a mantilha, opte por um modelo de mantilha mais simples, inteiro de tule e apenas com o barrado trabalhado.
  5. O bacana da mantilha de noiva é que ela é um elemento que enfeita o visual da noiva de maneira simples. Portanto, bordados e brilhos não caem bem com esta peça.

Véu de noiva clássico

Os motivos para o uso do véu tem diversas explicações, de acordo com a cultura e época: como símbolo de castidade, para proteger do sol e dos insetos, para sedução. Na Grécia antiga, o véu era usado pelas noivas para protegê-las do mau olhado ou do assédio de outros pretendentes.
Em geral, o uso do véu está ligado a costumes religiosos. Há relatos na cultura da Mesopotâmia (usado em homenagem a Ishtar, deusa da fertilidade e da primavera, cuja mitologia está relacionada à origem da Dança dos Sete Véus). Também na religião judaica e islâmica o véu é adotado desde a antiguidade, em cerimônias religiosas e/ou ocasiões sociais.  Na religião católica o véu não é mais obrigatório atualmente, mas ainda é utilizado em algumas cerimônias, em especial no casamento. Outras religiões cristãs se baseiam em interpretação própria do ensinamento do apóstolo Paulo para adotar o acessório para as mulheres em cerimônias: "Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu." (1 Coríntios 11:6).
Hoje um casamento informal dispensa o véu de noiva, mas ele está longe de sair da moda, afinal de contas tem gente que preza pela tradição.

Tipos de véu:

 
Véu Catedral: é o tipo de véu mais formal onde seu comprimento  é maior do que a calda do vestido.

Ponta do dedo: esse véu vai até mais ou menos a ponta dos dedos da noiva e pode ser usado pela maioria dos vestidos, exceto os curtos.

Cotovelo: ele é um pouco mais curto que o Catedral e  combina com qualquer vestido.
Ombro: é o véu curtinho que vai até no máximo a altura dos ombros da noiva e pode ser usado com a maioria dos vestidos.
A melhor forma de saber que véu cai melhor em você é provando ele junto com o vestido. Veja a seguir as  


Dicas para escolher o seu véu de noiva:

1) O véu precisa OBRIGATORIAMENTE ser do mesmo tom do vestido. Branco com branco, Beje com Beje.
2) Os enfeites seguem a mesma regra. Se seu vestido é todo bordado com pedraria, seu véu precisa ter detalhes em pedraria e não  pérolas.
3) Na hora de experimentar o véu, verifique se ele está confortável em você. Muitos podem ser removíveis, o que ajuda a não estragar o penteado na hora da festa.
4) Quando for fazer a prévia do penteado, leve o véu para discutir com a profissional qual o penteado mais indicado.
5) Se a cerimônia for realizada em um local pequeno, o véu  curto é o mais indicado. A regrinha é assim: quanto mais formal o casamento, maior o véu.
6) Véus curtos combinam muito bem com cerimônias durante o dia e ao ar livre, pois dá um toque delicado no visual da noiva.
7)  Noivas magras e altas podem usar véu preso abaixo do coque.
8 ) Noivas com silhuetas equilibradas podem usar véu em qualquer comprimento.
9) Para grávidas e noivas de segundo casamento não é indicado o uso do véu, mas… isso não é regra e nem um impedimento, certo?
10) A lei do equilíbrio é a melhor opção: para vestidos ornamentados, aplique um véu simples, e vice e versa.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Castelo Maison © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops